Você sabia que o mês de abril tem duas importantes datas para a literatura infantil? No dia 2 é comemorado o Dia Internacional do Livro Infantil, em homenagem ao escritor Hans Christian Andersen, e no dia 18 de abril, Dia Nacional do Livro Infantil, em homenagem ao aniversário de nascimento de Monteiro Lobato, escritor e criador da literatura para crianças e jovens no Brasil.
Cada espaço educativo, escolas pública ou privadas, deveriam comemorar essas datas mágicas com um projeto de literatura infantil, onde a programação deveria estar voltada para toda comunidade escolar, com apresentação de livros do acervo, estímulo à leitura e valorização do trabalhos de autores e lustradores.
Atividades que podem ser realizadas na programação do projeto:
* Visitas a bibliotecas
* Oficinas para educadores
* Coleta de livros
* Vamos fazer uma Feira do Livro?
* Teatro com histórias de livros infantis
* Desenho de importantes personagens de histórias infantis - fazer uma exposição
* Biografias de escritores e ilustradores de história infantil
* Avental de histórias
* Usando fantoches ou dedoches
* Momentos de leitura no ambiente escolar:
- Eu leio sozinho (Leitura Silenciosa)
- Membro da comunidade escolar (vigia, merendeira, pais ou responsáveis, alunos, professores, equipe diretiva...
fazem leitura para um grupo
- "Cada um no seu quadrado" - o sinal é tocado e cada um no local onde está pega um livro e começa ler (30 min.)
- Histórias cantadas
Essas atividades servem para estimular e incentivar o prazer de ler e contar história. O livro para a ser importante na vida do educando, pois costumamos, desde criança, " entrar na história" e, lá na frente da nossa existência, um dia aquele ser mágico (o personagem) e sua história serão acordados pelo inconsciente (a fada).
A literatura infantil exercita a imaginação e as emoções no ser humano.
Anita Aparecida Martins
Atividades que podem ser realizadas na programação do projeto:
* Visitas a bibliotecas
* Oficinas para educadores
* Coleta de livros
* Vamos fazer uma Feira do Livro?
* Teatro com histórias de livros infantis
* Desenho de importantes personagens de histórias infantis - fazer uma exposição
* Biografias de escritores e ilustradores de história infantil
* Avental de histórias
* Usando fantoches ou dedoches
* Momentos de leitura no ambiente escolar:
- Eu leio sozinho (Leitura Silenciosa)
- Membro da comunidade escolar (vigia, merendeira, pais ou responsáveis, alunos, professores, equipe diretiva...
fazem leitura para um grupo
- "Cada um no seu quadrado" - o sinal é tocado e cada um no local onde está pega um livro e começa ler (30 min.)
- Histórias cantadas
Essas atividades servem para estimular e incentivar o prazer de ler e contar história. O livro para a ser importante na vida do educando, pois costumamos, desde criança, " entrar na história" e, lá na frente da nossa existência, um dia aquele ser mágico (o personagem) e sua história serão acordados pelo inconsciente (a fada).
A literatura infantil exercita a imaginação e as emoções no ser humano.
Anita Aparecida Martins
Nenhum comentário:
Postar um comentário