Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br

sexta-feira, 13 de julho de 2012

FOLCLORE - LENDA DO SACI - PERERÊ

O Saci Pererê é um velho conhecido das pessoas, sua lenda surgiu no final do século XVIII. Ele é um menino, negrinho e de uma perna só, que adora aprontar diversas travessuras.
É um mito muito difundido no Brasil, dizem que vive fumando cachimbo usa na cabeça uma carapuça vermelha. A carapuça do Saci lhe concede poderes mágicos, como o de aparecer e desaparecer na hora e no lugar que quiser.
O principal divertimento deste menino é assustar as pessoas. Ele adora fazer pequenas travessuras, como esconder brinquedos, soltar os animais nos currais, fazer tranças nas crinas dos cavalos, derramar sal nas cozinhas ou fazer as pessoas se perderem na mata.
Quem for perseguido por um Saci, deve jogar cordas com nós em seu caminho, pois ele irá parar para desatar os nós, o que dará tempo para a pessoa  fugir. Dizem também que ele não atravessa córregos e nem riachos.        
A lenda conta que se alguém quiser capturar um saci, deverá  jogar dentro de um redemoinho um rosário bento ou uma peneira. Se conseguir capturá-lo e pegar a sua carapuça, esta pessoa será recompensada com a realização de um desejo.

Fonte: Texto de Patricia Amorim. EditoraVale das Letras.


4 comentários: